Agapornis: Saiba Tudo Sobre a Espécie

Thumb Agapornis: Saiba Tudo Sobre a Espécie

Agapornis é um pássaro alegre e brincalhão, muito leal ao seu dono e ao seu companheiro. Cada vez mais pessoas os têm como pet. Que tal um pássaro do amor para encher a sua casa de cor e carinho?

Tipos de Agapornis

agapornis tabela

Origem

Agapornis é um gênero de aves psitaciformes, onde se classificam os inseparáveis, pássaros-do-amor ou periquito-namorado.

Nome científico: Agapornis

Expectativa de Vida: 10 – 15 anos

Número de Ovos: 4 – 6

Peso: Agapornis roseicollis: 55 g Encyclopedia of Life

Comprimento: Agapornis roseicollis: 15 cm Encyclopedia of Life

Classificação superior: Psittacinae

Os agapornis têm a sua origem nas regiões mais secas da África e logo se tornou muito conhecido mundialmente. É conhecido também como pássaro do amor, pois é muito fiel ao seu companheiro.

Temperamento e comportamento

O Agaporni é um pássaro alegre e brincalhão, muito leal ao seu dono e ao seu companheiro, não gosta de ficar sozinho, por isso é importante ter o casal. Se você decidir ter mais exemplares procure deixar em casais pois eles são fiéis e não formam outro casal. Dificilmente eles se acostumam com outro dono ou outro companheiro.

Gostam muito de tagarelar o dia inteiro, se você não gosta de barulho repense se vale a pena ter um bichinho desses.

Dedique algum tempo para dar atenção ao Agapornis para ele não se sentir abandonado.

agapornis casal

Como criar um Agapornis?

Não é muito difícil criar um Agapornis. A gaiola deve ter espaço para que ele se movimente e consiga voar de um lado para o outro. Os comedouros devem estar fixos para não cair pois essas aves são bem ativas e vão derrubar os potinhos a toda hora.

Dê preferência para comedouros de louça porque eles amam roer coisas.

Procure deixar à disposição do seu Agapornis, brinquedos e objetos que possam deixá-los entretidos.

Coloque a gaiola em local longe de correntes de ar e deixe que eles tomem sol, mas muito cuidado para não esquecer e deixar os bichinhos expostos muito tempo. Eu gosto de deixar a gaiola em local que tenha metade sol e metade sombra, assim as aves escolhem onde querem ficar e revezam também.

Cuidados com a gaiola

Lave a gaiola uma vez por semana, limpe comedouros de ração e de água. Em dias quentes você poderá dar banho no Agapornis (apenas com água).

Alimentação para o Agapornis

Sem dúvida uma alimentação saudável é muito importante e decisiva quando se trata de aves, pois isso determina a saúde e a longevidade.

Separamos alguns exemplos de frutas e verduras que você poderá oferece ao seu Agapornis:

agapornis tabela frutas legumes

Reprodução do Agapornis

Esse são animais de fácil reprodução, os interessados na reprodução de Agapornis deve saber que cada par de aves precisa de 2 caixas-ninho para dormir e de nidificação. Estas caixas precisam ser do mesmo tipo e tamanho, e colocadas à mesma altura na mesma parede.

Geralmente, eles se reproduzem voluntariamente, e a maturidade para reprodução inicia a partir dos 10 meses, embora seja melhor aves com idades entre 12 e 13 meses para iniciar o ciclo reprodutivo.

Outro detalhe importante é deixar que os pares tenham apenas uma ninhada por ano, para garantir a saúde dos animais, principalmente fêmeas, os Agapornis devem ser “aposentados da reprodução” com idade entre 5 e 6 anos.

Como saber se é macho ou fêmea?

Algumas características visuais que podem auxiliar na determinação de sexo. Uma delas é o peso da fêmea, que é mais pesada que o macho, além disso, a fêmea Agarponis também é maior. Além disso, Agarponis se sentam de forma mais ereta.

A cauda do sexo feminino aparece mais quadrada, enquanto um do sexo masculino aparece mais arredondada. Quando se observa o comportamento de nidificação, a fêmea vai fazer a maior parte do trabalho de construção do ninho, durante a fase reprodutiva.

Também é possível identificar o sexo através de uma inspeção anal, uma técnica mais difícil para criadores poucos experientes, que consiste em identificar a distância entre os ossos da pelves dos pássaros. Nas fêmeas, esse osso tem uma distância maior que nos machos.

Importante ressaltar que quando o casal estiver no processo de nidação, não podemos mexer no ninho e nos ovinhos, pois a fêmea vai deixar de choca-los, por não ter o cheiro ela.

Quanto tempo demora para chocar os ovos?

Em média 25 dias.

Importante deixa-los dormir de 10 a 12 horas por dia em local quieto e escuro.

agapornis ninho ovo

Leia também:

Aprenda Como Amansar a Calopsita

Saiba Como Reproduzir a Calopsita

Como Cuidar do Papagaio Corretamente

Siga nos no Facebook Fantástico Mundo Animal e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: