Aprenda Como Amansar a Calopsita

Thumb Aprenda Como Amansar a Calopsita

Para Amansar a Calopsita Mantenha Silêncio No Ambiente

Para amansar a calopsita devemos respeitar e dar o tempo necessário para que a calopsita se acostume ao ambiente e os eventuais barulhos da casa. Converse com a calopsita com a voz calma e sem eventuais alterações de volume. Desça até a altura dos olhos da calopsita, colocando-se em uma posição menos ameaçadora. Continue assim durante alguns dias antes de tentar amansar a calopsita.

Vá até um veterinário ou um criador experiente para fazer a poda das penas das asas da calopsita. Espere até que a calopsita fique confortável com você e coloque a sua mão dentro da gaiola para fazer carinho, dar comida no bico, mas aos poucos. Depois de aparada as asas da calopsita você deverá ir tentando tirar a calopsita da gaiola, dentro de casa com as janelas e portas fechadas, para evitar fuga.

Repita essa rotina diariamente, sempre oferecendo uma recompensa, como frutas, painço.., estimule a calopsita a chegar perto da sua mão para receber a recompensa.

Uma sessão de 15 minutos diários seria o suficiente.

Ensinando a calopsita subir no dedo

ensinando a calopsita subir no dedo

Abra a gaiola somente se a calopsita se sentir confortável com a sua presença, ofereça recompensa e calmamente vá aproximando a sua mão desta vez sem petiscos. Faça com que o pássaro suba no seu dedo, com o seu dedo indicador encoste no peito da calopsita ou toque os seus pés, empurre gentilmente a parte baixa do seu peito, com os dedos.

Sempre que a calopsita subir no seu dedo, diga frases curtas como, sobe ou para cima. Lembre-se de não ultrapassar no tempo para não cansar a ave. Lembre-se que a calopsita poderá bicar o seu dedo para intimidar, mas você não deverá fazer movimentos bruscos balançando a mão para não assustá-la.

Treine o pássaro em uma área silenciosa sem ninguém além de vocês dois para minimizar distrações. Calopsitas testam aquilo que as interessa usando o bico e a língua. Se a cresta está meio elevada e o bico está explorando, e não bicando com força, esse comportamento é provavelmente um sinal de curiosidade, e não de hostilidade.

Ensine a calopsita descer e subir a escada

Ensine a calopsita descer e subir na escada

Assim que o pássaro subir em seu dedo com a ordem, ensine-o o comando “desce”, colocando-o em outro poleiro com o mesmo método. Reforce esses hábitos ensinando-o a usar a “escada” ou repetindo o comando “sobe”, levando-o da mão esquerda para a direita e vice-versa.

Treine-o a fazer esses movimentos diariamente, até que os possa executar apenas com a ordem e sem nenhuma recompensa. Você não precisa de um comando especial para a escada. Basta usar o comando “sobe”. Tente não fazer esses exercícios se o casal de calopsitas estiverem se reproduzindo.

Ensine a calopsita ficar confortável com uma toalha

Ensine a calopsita ficar confortável com uma toalha

Se ela se sente confortável fora da gaiola, coloque-a sobre uma toalha, durante cada sessão de treino diário. Gradualmente, eleve as pontas da toalha, mas pare se o pássaro se sentir ameaçado. Repita o processo diariamente, recompensando-o sempre que ele mantiver a calma, até ser possível fechá-lo completamente dentro da toalha.

Esse treinamento tornará muito mais fácil levar a sua calopsita ao veterinário ou tirá-la de uma situação perigosa.

Espero ter ajudado você. E seja feliz com a sua Calopsita!

Siga-Nos no Facebook Fantástico Mundo Animal.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: