Como montar um aquário de água doce

Thumb Como montar um aquário de água doce

Como montar um aquário de água doce

Confira como montar um aquário de água doce, pode parecer difícil mas com um pouco de paciência e conhecimento você verá que esse hobby não é um bicho de sete cabeças e será muito prazeroso.

Escolha o local adequado para montar um aquário de água doce

O local que você deverá escolher para montar um aquário deverá estar longe de luz solar intensa, longe de janelas com muita incidência de luz também ajuda, caso contrário seu aquário ficará com aquelas algas verdes desagradáveis grudadas no vidro e nas pedras, comprometendo a estética e a saúde dos novos moradores, os peixes.

Outra dica importante é deixar o aquário em um local seguro contra batidas, esbarrões de pessoas para evitar a quebra, o piso deve estar bem nivelado para dar estabilidade. A escolha do móvel para colocar o aquário em cima também é muito importante, deve ser resistente e sem balanços, lembre-se que o aquário vai ficar pesado depois de colocada a água.

Comprando o aquário e os itens para ajudar na oxigenação, temperatura e filtragem

Claro que a compra do aquário, vai depender do espaço e local disponíveis. Lembre- se quanto maior o aquário menos os riscos de perder os peixes e por incrível que pareça mais fácil de manter o sistema estável. Escolha comprar o aquário em lojas especializadas, se informe, estude, leia sobre aquarismo, pergunte, peça opinião de quem já tem experiência no assunto. Fique à vontade para perguntar e comentar aqui no blog, pois tenho alguns anos de experiência nesse hobby (25 anos).

Aqui vamos listar alguns itens essenciais para ser colocado no aquário

• Móvel para o aquário
• Aquário de vidro ou acrílico: prefiro os de vidro por não riscar com tanta facilidade.
• Placa biológica: são placas com pequenos furinhos que serão colocadas no fundo do aquário antes do cascalho.
• Cascalho: pedras de rio, coloridas, pedra ágatha, pedra de dolomita (pedrinhas brancas naturais que deixam a água mais alcalina), no mercado existem vários tipos e tamanhos, escolha o que melhor agradar.
• Bombas: eu prefiro as submersas, existem várias marcas e potência, vai depender do tamanho do aquário para escolher a vazão da água, se informe com o vendedor ele calcula para você.
• Enfeites: você poderá escolher rochas, plantas artificiais, plantas naturais, enfeites diversos, cilindros, enfim, use a imaginação. E não coloque nada que não seja para aquários pois qualquer outro objeto poderá ser tóxico para os peixes.
• Iluminação: a lâmpada também é especial para aquários se informe com o vendedor.
• Filtro: um sistema de filtragem, com carvão ativado é muito importante para o equilíbrio biológico do aquário, filtrando impurezas. Existem várias marcas e modelos também.
• Termostato: A água na temperatura ideal é muito importante para manter a saúde dos peixes, o termostato ajuda a manter a água sempre na mesma temperatura regulada.
• Termômetro: Importante para verificar se a temperatura está adequada.

Dica: Lembre-se é totalmente proibido lavar os itens do aquário com produtos químicos, use apenas água !!! Lave bem todos os itens principalmente o cascalho, não tenha pressa, lave com muita dedicação, use um balde ou bacia novo, deixe só para isso. Lave até a água sair limpa. Eu uso água da torneira mesmo de preferência água da caixa d`água que já está mais descansada. Deixe a água escorrer bastante.

aquário água doce

Montando o aquário

Depois de lavar tudo com muito cuidado e posicionar o aquário no local desejado, vamos passar para outra etapa importante: A montagem.
1. Dentro do aquário posicione as placas biológicas e não encoste nos vidros dos lados deixe um espacinho para o cascalho tampar a placa e não ficar feio. Arrume com cuidado.
2.Posicione os enfeites, deixe os mais altos atrás e os mais baixos na frente, procure deixar espaços para os peixes nadar. Use a imaginação e divirta-se.

Encher o aquário de água: item importante

A água é um dos principais itens para ser colocado no aquário, devemos tomar muito cuidado pois a qualidade é muito importante. Lembra que eu falei de paciência e esta etapa é sem dúvida uma das provas de paciência…
Eu prefiro usar água do chuveiro, morninha mesmo, encho sem pressa, com uma mangueira ou com o balde, mas bem devagar para não tirar as coisas do lugar.
Posiciono a bomba, o filtro, o termostato o termômetro. Você irá notar que a água vai ficar turva é normal depois ela clareia.
Depois você poderá colocar um produto na água para tirar o cloro e metais pesados, também são vendidos nas lojas especializadas.

Deixar a água do aquário “descansar”

Outra prova de paciência em dose cavalar é deixar a água do aquário descansar, deixar os filtros e bombas funcionando, fazer os ciclos de luzes acesas e SEM OS PEIXES!! Eu quase não me aguento!!!
Nesta etapa estamos preparando o terreno para receber os peixinhos. Tenha paciência eu sei que a ansiedade é grande para colocar os peixes, mas é importante. Eu gosto de deixar assim sem peixes de 7 a 10 dias.

Comprando os peixes:  A escolha é importante

A escolha dos peixes é um item muito importante e exige muito cuidado, para não levarmos para a casa um peixe doente.
Escolha lojas de confiança e que tenham muito cuidado na limpeza, manutenção, sistema de filtragem boa e claro ótimos exemplares saudáveis.
Se informe sobre peixes compatíveis para viverem juntos, assim como PH da água, temperamento do peixe. Você poderá encontrar essas informações em breve neste site, ou com os vendedores das lojas de aquários.
Procure prestar atenção em marcadores de doenças visíveis nos peixes por exemplo: Não leve peixes com manchas brancas, pintinhas brancas e avermelhadas nos olhos, nadadeiras e pele do peixe. Observe a barriga dos peixinhos, não deve estar murcha. Fungos com aspecto de algodão também são indicativos de doença. Os olhos dos peixes devem estar no lugar, não podem estar inchados ou para fora (salvo os peixinhos kinguio telescópio rsrsrs, acho muito engraçado esses peixinhos).

As nadadeiras e o rabinho devem abrir e não ficar colados com um aspecto grudado. As guelras devem estar saudáveis sem manchas vermelhas ou muito abertas. Vou fazer outro post falando mais detalhadamente sobre cada doença nos peixes para que vocês fiquem por dentro.

Soltura dos peixes no aquário novo

Cada etapa da montagem do aquário é muito importante e sem dúvidas essa etapa de soltura também é muito importante, não pode haver erros.  Chegando em casa com o saco dos peixes, eu coloco tampado mesmo, dentro do aquário boiando na água por 40 minutos. Depois desse tempo eu abro o saco e com cuidado eu coloco, com um recipiente só para isso, um pouco da água do aquário dentro do saco, deixo descansar mais uns 30 minutos, faço isso umas 3 vezes aumentando a quantidade de água a cada vez. Isso ajuda o peixe a climatizar com a temperatura e a acostumar com a água, evitando o choque térmico e de PH. Não deixe a água do saco vazar para dentro do aquário.

Quando vou soltar os peixes, eu pego com uma redinha, só eles, e jogo a água do saco fora, para evitar contaminações no meu aquário que eu tive um trabalhão para montar.
Pronto agora deixe os peixinhos se acostumar com a casa nova, você irá notar que eles vão se esconder, ficar mais assustados, mas tudo isso é normal, logo eles acostumam e começam a nadar mais relaxados.

Dicas importantes:

• A temperatura ideal da água para os peixinhos ficarem confortáveis, deve estar entre 26 a 28 graus.
• Deixe o aquário tampado, pois existem espécies de peixinhos que pulam para fora.
• Não dê muita comida, para não sujar e poluir a água, peça para o vendedor te mostrar a quantidade necessária para a quantidade de peixes que você está levando. Com o tempo os peixes vão saber a hora da bóia, eles se acostumam, procure colocar na mesma hora. Eu gosto de colocar duas vezes ao dia.
• Faça trocas parciais de água, 25 % está ótimo. A necessidade dessas trocas vai depender do tamanho do aquário. Se informe. Pode perguntar nos comentários. Use água descansada para repor a que foi tirada.
• Sinfonar as sujeiras que ficam nas pedras é importante e ajuda a manter o aquário limpo, existem modelos de sinfonadores para comprar ou se o seu aquário for pequeno, você poderá usar a mangueira cristal usada em aquários, para remover os detritos. Complete com água nova e descansada no mínimo dois dias. Não tire muita água, eu costumo fazer isso nas trocas parciais.

Bom acho que não esqueci nada, para aquaristas iniciantes que querem manter seus aquários saudáveis, estas informações são preciosas. Se esqueci de algum detalhe ou se houver alguma dúvida fiquem à vontade e deixem nos comentários que assim que possível eu responderei.

Deixe nos comentário o que você achou da matéria de como montar um aquário de água doce

Um abraço e curta o seu aquário novo!!!

Leia também:

Homem Sofre Acidente e Seu Cachorro Faz Algo Incrível

Siga nos no Facebook Fantástico Mundo Animal receba dicas e notícias nas redes sociais.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: