Como Cuidar do Peixe Kinguio

Thumb Como Cuidar do Peixe Kinguio

Como Cuidar do Peixe Kinguio

O peixe Kinguio certamente é uma porta de entrada para quem está começando no mundo do aquarismo. São peixes de aspecto forte e coloridos chamando a atenção de muitas pessoas e é conhecido também como Peixe Dourado. Neste post você encontrará dicas de como cuidar do peixe kinguio.

Origem do Peixe Kinguio

Carassius auratus, conhecido pelos nomes comuns de peixe-japonês, peixinho-dourado ou peixe-vermelho, é uma espécie de pequenos peixes de água doce pertencente à família dos ciprinídeos, a que pertencem as carpas. Wikipédia
Nome científico: Carassius auratus
Classificação: Espécie
Estado de Conservação: Pouco preocupante Encyclopedia of Life
Classificação superior: Carassius
Ordem: Cypriniformes
Encontrado em: Lago Sevan, Woods Canyon Lake, Lago Sol Lua, MAIS

Existem mais de 15 espécies de Kinguios são elas: kinguio-oranda, kinguio-ranchu, cabeça-de-leão, shubunkin, peixe-corcunda, pearlscale, olhos de bolha, cauda de cometa, lionchu, fantail, cauda-de-véu, telescópio preto, tosakin, wakin, pompom, cauda de borboleta e shukin.

peixe kinguio

Montando o aquário para o Peixe Kinguio

O Peixe Kinguio necessita de um aquário de no mínimo 100 litros, pois podem crescer até 20 cm. Quanto maior o volume de água melhor para a estabilidade do aquário. O substrato para Kinguios pode ser o cascalho de rio, prefiro as pedras maiores que não caibam na boca do peixe, pois eles costumam engolir se essas forem pequenas. Tomar cuidado com pedras cortantes ou pontudas pois o Peixe Kinguio gosta de revirar o substrato e é muito desajeitado nadando e pode se cortar.

Os objetos de decoração, como objetos resinados e rochas  poderão ser usados no aquário. Plantas eu sugiro as artificiais sem pontas para não machucá-los, se você optar por plantas naturais saiba que serão devoradas em 3,2,1…. já era!!

PH  e Dureza da água para o Peixe Kinguio

Em casas especializadas você poderá encontrar testes que medem o PH e dureza da água.

O PH da água pode ser neutro, mas o peixe Kinguio prefere águas mais alcalinas (entre 7.0 a 7.6), aconselho a deixar entre 7,2 a 7,6.

A dureza está entre mole a média.

O sistema de filtragem deve ser muito bom para manter a água saudável, quando se trata de Kinguios deve dobrar os cuidados com filtragem. Pode ser usado o Canistem, Sump e algum outro compatível com os litros do aquário.

Aquecimento do aquário

Providencie um termostato e deixe a temperatura entre 18 a 24 C. A água aquecida ajuda a manter o aquário saudável. Os Kinguios são peixes de água fria mas mudanças bruscas na temperatura podem trazer doenças como qualquer outro peixe.

Dicas importantes sobre o Peixe Kinguio

  • Evite colocar peixes de outras espécies junto com o Kinguio, pois a maioria das espécies de peixes costumam mordiscar as suas caudas.
  • Estão sempre nadando e procurando comida, prefira as rações com o formato de bolinhas que caibam na boca dos peixes. As rações em flocos costumam sujar mais a água, evite.
  • É um animal bem ativo, bonzinho e feliz.

Espero que tenha gostado da matéria de como cuidar do peixe kinguio, se tiver alguma dúvida, sugestão ou mais informações inclua nos comentários.

Veja também: Como montar um aquário de água doce

Siga nos no Facebook Fantástico Mundo Animal receba dicas e notícias nas redes sociais.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: