Cuidados com os gatos no inverno

Thumb Cuidados com os gatos no inverno

Cuidados com os gatos no inverno

Nesta estação do ano devemos redobrar a atenção para que os gatinhos não fiquem doentes. Sabemos que eles adoram dormir e o cobertor será um ótimo companheiro para os bichanos. Saiba o que fazer no tocante aos cuidados com os gatos no inverno.

Providencie um lugar longe de correntes de ar e quentinho para o gato dormir

Evite cômodos gelados, aposte nas caminhas quentinhas vendidas em qualquer pet shop ou caixinhas de papelão que são muito bem aceitas pelos felinos. As caixas são boas pois seguram o calor do corpinho do bichinho deixando ele bem aquecido. Pode deixar algum cobertor ou paninho que o gato goste para ajudar a aquecer. Tem muitas ideias interessantes (de faça você mesmo) em formatos de iglus, vale a pena dar uma olhada e tentar fazer.

Roupinhas são indicadas?

Roupinhas não são indicadas para os gatos apenas para os gatos da raça Sphynx, sem pelos. A maioria não gosta de roupas, eles caem de lado e ficam paralisados. É claro que se o seu gato gosta de roupas não tem problema pode usar.

Se o gatinho tem acesso à rua deixe um local para ele voltar facilmente para dentro de casa

Não deixe o gatinho preso para fora de casa, providencie um acesso fácil para ele voltar para dentro de casa, evitando pegar friagem. Não deixe a caixa sanitária fora de casa, ou recolha a noite onde a temperatura cai bruscamente. Deixe o gatinho tomar sol eles amam.

gatos no inverno

Cuidado com a Hipotermia

Quando a temperatura de um gatinho está muito baixa suas extremidades ficam mais frias, pois possuem menor aporte de sangue. Colocar as mãos nas orelhas e patinhas ajuda a identificar uma queda importante na temperatura corporal. Isso é mais comum nos animais que têm acesso à rua, pois dentro de casa eles sempre buscam se aquecer nas caminhas, cobertores ou nos próprios tutores. Se o gato passar muitas horas na rua e retornar com as extremidades frias é recomendado fornecer uma fonte de calor, como secador de cabelo, lâmpada amarela ou bolsa de água quente, mas muito cuidado com queimaduras.

Se a fonte de calor não for suficiente para aquecer o gato, pode ser necessário atendimento médico veterinário.

Devemos ter cuidado redobrado com idosos e filhotes

Gatos idosos e filhotes tem mais dificuldades em regular a temperatura corporal. Nos idosos a artrose é um fator que se agrava no inverno, por isso tomar cuidado com lugares muito altos onde o gatinho tenha que acessar, deixe as caminhas no chão ou providencie escadinhas para facilitar o acesso. Os filhotes também precisam estar aquecidos, se for o caso providencie uma garrafa pet com água morna envolto em um cobertorzinho para aquecê-los.

Aproveite o aconchego e fique pertinho do seu gatinho

Curta bastante esse momento e fique com o seu gatinho em baixo das cobertas, eles adoram e você poderá estreitar o vínculo com ele.

Deixe nos comentários se você gostou da matéria cuidados com os gatos no inverno, já passou por essa experiência?

Leia também:

Como entender o seu gato

Será que os gatos precisam tomar banho?

Como Combater Pulgas em Gatos e no Ambiente

Siga nos no Facebook Fantástico Mundo Animal e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: