Gato Exótico: Saiba Tudo Sobre a Raça

Thumb Gato Exótico: Saiba Tudo Sobre a Raça

O gato exótico, também chamado de gato exótico de pelo curto, é uma raça de gato que possui a aparência do gato persa, mas com os pelos curtos.

Nome científico: Felis catus

Origem: Estados Unidos

Classificação superior: Gato

Classificação: Raça

O Gato Exótico foi resultante do cruzamento do British Shorthair e do American Shorthair com o persa, com a finalidade de se obter um gato de constituição robusta, com pelos curtos e grossos. É semelhante ao Persa, em muitos aspectos, incluindo o temperamento e conformação, com exceção da densa pelagem curta.

Na década de 60, o Exótico existia em programas de criação que fossem destinados a obter um Persa de Pelo Curto, empregando Persas e Americanos de Pelo Curto. A raça foi então reconhecida apenas a partir de 1967 na América e em 1971 na Europa.

gato exótico origem

Características

O Exótico é um charmoso gato de tamanho grande, muito parecido com o Persa, mas de pelo curto. O Exótico ideal deve aparentar um gato bem balanceado, com expressão doce e suave, estrutura óssea pesada, e pelo muito cheio e denso, o que acentua a sua aparência arredondada. O exótico tem boa musculatura, sem evidência de obesidade. Os olhos do gato Exótico são grandes, redondos, de cor brilhante, e cheios. São nivelados e distantes entre si, tornando sua expressão muito doce.

Ao contrário do Persa, que exige muito no que diz respeito aos cuidados com a pelagem, o Exótico é capaz de manter-se arrumado com pouca assistência de seu dono. Mas é claro que uma escovação semanal é recomendada para remover os pelos soltos e reduzir a queda de pelos. Assim como acontece com outros gatos com características flat-face, é necessário limpar periodicamente o seu rosto, caso contrário as lágrimas podem acabar manchando a pelagem abaixo dos olhos.

gato exótico características

Temperamento

O Gato Exótico é muito amoroso, afetuoso, brincalhão, um verdadeiro gato de companhia. São considerados a raça mais carinhosa dos gatos, adoram todos da casa. Os machos são mais brincalhões, mesmo quando ficam adultos continuam brincalhões. Gosta muito de brincar com bolinhas de papel e entrar em caixas de papelão. Exímio caçador, ama correr atrás de insetos e dos brinquedinhos.

Não é um gato que mia muito, mas quando “fala” sua voz é calma e suave. São curiosos, ativos e se dão bem com outros animais e crianças.

Se adaptam em locais pequenos como apartamentos, mas não deixe ele sozinho por muito tempo pois amam estar em companhia, se for ficar longos períodos fora, providencie brinquedinhos para passar o tempo.

E o mais engraçado é que as vezes ele pode “resmungar”, fazendo um som característico. Mas nem por isso ele deixa de brincar e alegrar a todos com seus pulos de ninja.

Como não amar esses bichanos?

gato exótico temperamento

Cuidados

O Gato Exótico não dá muito trabalho com a sua pelagem, uma vez que tem pelo curto, poderá ser escovado duas a três vezes por semana. Ele adora ser escovado, aproveite e faça muito carinho.

Por ser um gato que lacrimeja muito, mantenha os olhinhos limpos para evitar que escureça e manche o pelo.

Banho, se for necessário, poderá ser dado uma vez por mês, não é um gato que tem odor forte.

Cuidado com a alimentação, pois eles têm tendência para obesidade, prefira raçoes e boa qualidade. Consulte o veterinário para indicar a melhor.

gato exótico cuidados

Gato Exótico: Quanto custa o filhote?

O filhote de Gato Exótico custa em torno de R$ 1.000,00 a R$ 2.500,00 e poderá ser encontrado em Pet Shop de grande porte ou em criadores especializados.

gato exótico filhotes

Leia também:

Gato Persa: Saiba Tudo Sobre a Raça

Nomes Para Gatos

Siga nos no Facebook Fantástico Mundo Animal e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: