Golden Retriever Tudo Sobre a Raça

Thumb Golden Retriever Tudo Sobre a Raça

Golden Retriever uma raça que se dá bem com todos da família

Com as suas características amigáveis o Golden Retriever caiu no gosto popular, ocupando o terceiro lugar na lista de cães mais populares. Além de ser um cão trabalhador ajudando nas dificuldades das pessoas como cão guia, terapia e até mesmo ajudando os policiais.

Nome original Golden Retriever

País de origem Reino Unido

Características

Peso macho 20-31 kg

Peso fêmea 12-20 kg

Altura macho 56-61 cm na cernelha

Altura fêmea 51-56 cm na cernelha

Pelo pelagem mediana e lisa

Cor Dourada e clara

Expectativa de vida 10 a 12 anos

Golden Retriever uma raça que se dá bem com todos da família

Personalidade e temperamento do Golden retriever

Com um temperamento equilibrado, o golden retriever é um cachorro de boas características. Trata-se de um cão muito alegre, cheio de vida, extremamente dócil, paciente e gentil. Por estas razões são excelentes companheiros para as crianças e se dá muito bem com outros animais de estimação.

Muito sensível, o Golden Retriever deve ser instruído muito cedo, com doçura, e não “adestrado”. É um cão dócil e muito sociável. O conjunto de suas qualidades de trabalho e suas excelentes disposições para a vida em família lhe asseguram sucesso internacional, atualmente não distante do sucesso do Labrador.

Pergunte a qualquer um sobre a característica que define o Golden Retriever, e a resposta que você sempre vai ser sobe seu temperamento. A principal característica da raça Golden é a sua delicadeza e natureza ansiosa de agradar. Ele anseia por afeto e vai buscá-la até mesmo com estranhos, bem como com sua própria família.

Goldens são adaptáveis a situações ​​e pessoas, e essas características estão no topo da lista das razões que as pessoas gostam deles. Infelizmente, a popularidade da raça fez com que pessoas irresponsáveis começassem a reprodução de Goldens sem qualquer tentativa de manter a sua doce e suave disposição. Timidez e agressão são resultados de cruzamentos descuidados, levando o cão a ter medo acessivo e consequentemente morder ou não ser tão amigável com as pessoas e outros cães.

Essa raça precisa de exercícios físicos e mentais todos os dias. Ele tende a ser excessivamente exuberante e agitado, e seu entusiasmo pelas coisas o distrai facilmente durante o treino. Porém, ele é louco para agradar e adora aprender. Os feitos de que Golden é capaz em obediência competitiva são impressionantes. Ele gosta especialmente de brincadeiras que envolvam buscas e adora trazer as coisas na boca.

Trata-se de um cachorro bastante barulhento, podendo usar a voz tanto para chamar o tutor para brincar como também para avisar sobre algo estranho. Faz mais barulho quando é filhote, mas nada que um treino não resolva esta questão.

Amigável, companheiro leal e muito afetuoso. Com essas características, o cão desta raça não gosta de ficar sozinho por muito tempo. Prefere a companhia do tutor e estar com a família reunida são duas das situações preferidas deste cãozinho.

A pelagem do golden pode oferecer muito trabalho para o dono, pois precisa ser escovada todos os dias. Isso ocorre porque o pelo desta raça tende a cair com muita frequência em todas as épocas do ano, principalmente na primavera.

Personalidade e temperamento do Golden retriever

Filhotes

Os filhotes de golden retriever são bolinhas de pelo extremamente enérgicas. Sendo assim, precisam da companhia do tutor para brincar ou de apenas jogos ou brinquedos que eles possam se divertir sozinhos. Caso nenhuma dessas situações ocorra, os filhotes podem redirecionar a energia para comportamentos inadequados, como roer objetos, roupas ou até mesmo destruir jardins.

Outro aspecto que precisa ser levado em consideração no caso dos filhotes de golden é a saúde. As vacinas polivalentes são obrigatórias a partir dos 45 dias de vida do cachorrinho. Além dessa prevenção a doenças virais, é importante que o tutor invista em vermífugo. Tudo isso com o auxílio de um veterinário.

Golden Retriever filhotes

Curiosidades desta raça

Nos Estados Unidos a cor aceita do golden é o dourado vivo e brilhante. Contudo, no Reino Unido há outros tons que são aceitos para esta raça, como o creme e o dourado simples. Apesar das diferentes cores, as linhagens dessa raça possuem o mesmo temperamento e comportamento. Expectativa de vida: 10 a 12 anos. Podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

Quanto custa um golden retriever

Quanto custa um golden retriever?

Em média, o preço dos filhotes de golden retriever pode variar entre R$ 1.500 a R$ 3.500. O valor exato vai depender da região onde o cachorro está. Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas.

Cuidados específicos

Devido ao crescimento da popularidade dessa raça e ao cruzamento seletivo, o golden retriever passou a apresentar problemas de saúde comuns. Entre os exemplos estão a displasia coxofemoral, que afeta os ossos do quadril do pet; doenças oculares; alergias cutâneas e gastrointestinais; e alguns problemas cardíacos.

Para evitar enfrentar estes problemas de saúde com o cachorro, é importante verificar se os pais dos filhotes passaram por exames clínicos. A displasia, por exemplo, pode ser um problema de saúde hereditário. Então se os progenitores possuem, há mais chances do filhote ter futuramente. Check-up no cachorro a cada seis meses é uma dica para cuidar da saúde do animal.

Além dos problemas de saúde, o cruzamento seletivo também foi capaz de alterar comportamentos positivos dessa raça. Alguns cães podem demonstrar agressão possessiva por comida e brinquedos. Nestes casos, é aconselhável que o tutor procure treinar o cachorro o quanto antes.

golden retriever cuidados específicos

Origem e história da raça

Um dos esforços mais casuais e melhor documentados para produzir uma raça deu origem ao Golden Retriever. O homem responsável pela raça foi Lord Tweedmouth, que viveu ao norte da fronteira da Escócia na região do Rio Tweed. Com o aumento do interesse por cães de busca em meados de 1800, era necessário um cachorro que conseguisse avançar em uma vegetação densa, enfrentar águas frias, nadar e fazer o resgate com cuidado. Lord Tweedmouth cruzou o Nous, um Retriever de pelo ondulado e amarelado (descendente do pequeno Terra-nova e das primeiras raças de Labrador, usado por pescadores) com Belle, uma Tweed Water Spaniel (uma retriever de cor amarelo-escuro com pelo muito crespo).

Eles geraram quatro filhotes, que prometiam ser excelentes cães para buscar aves em regiões altas. Foram feitos outros cruzamentos cuidadosos com retrievers pretos, Tweed Spaniels, setters e até um Bloodhound. No começo consideraram a raça como sendo uma variedade em tom amarelo (dourado) dos retrievers de pelo liso, mas depois a raça foi reconhecida como Golden Retriever em 1912. Alguns desses cães chegaram à América com os filhos de Lord Tweedmouth em 1900, mas o AKC só os registrou como raças separadas em 1927.

A raça foi valorizada por suas habilidades de caça, produzidas pela cuidadosa mistura de seu material original. Só bem mais tarde se tornou popular com animal de estimação, cão de exposição e um competidor em obediência. Após essa transição, o crescimento da raça foi meteórico, e ela continua sendo uma das mais populares da América.

Leia também: Labrador Tudo Sobre a Raça

Siga nos no Facebook: Fantástico Mundo Animal

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: