Husky Siberiano: Saiba Tudo Sobre a Raça

Thumb Husky Siberiano: Saiba Tudo Sobre a Raça

Origem

O husky siberiano é uma raça de cães de trabalho oriunda da Sibéria, na Rússia. Sua função específica é tracionar trenós.

Expectativa de vida: de 12 a 15 anos

Origem: Sibéria

Cores: Branco, Agouti, Preto, Malhado, Preto e canela, Splash, Preto e branco, Prata, Vermelho, Cobre, Marrom, Sable, Cinzento

Personalidade: Inteligente, Extrovertido, Gentil, Amigável, Alerta

Altura: Feminino: 50–56 cm, Macho: 54–60 cm

Peso: Feminino: 16–23 kg, Macho: 20–27 kg

O povo Chukchi do nordeste da Ásia desenvolveu a raça hoje conhecida como Husky Siberiano. Evoluiu por centenas de anos como um cão de trenó para esses povos nômades. Durante a corrida do ouro no Alasca, os cães se tornaram parte vital da vida nas regiões do Ártico, e as corridas de cães eram o entretenimento preferido.

Reconhecida oficialmente pelo American Kennel Club em 1930, a raça chegou à França somente em 1972. Desde então o Husky Siberiano desenvolveu-se sobremaneira naquele país, e os verdadeiros amadores o fazem participar de corridas de trenós.

husky siberiano origem

Características

É um cachorro lindo que se parece com lobos. A pelagem é composta de pelo de comprimento médio, reto e um tanto assentado, e de subpelagem macia. Todas as cores são possíveis, desde o preto até o branco puro. É comum uma variedade de marcações na cabeça, incluindo muitas combinações não encontradas em outras raças.

husky siberiano caracteristicas

Temperamento

Divertido, aventureiro, alerta, independente, inteligente, teimoso, travesso e obstinado. Tudo isso descreve o Husky Siberiano. Essa raça adora correr sempre que pode. Geralmente se dá bem com outros cães da casa. Na verdade, ele é um cão muito social que precisa da companhia de outros cães ou de seres humanos. Ele pode caçar gatos ou gado. Alguns uivam, cavam e roem.

É um cão adorável, muito asseado e que gosta de crianças, tem muita energia especialmente quando jovem, sendo pouco recomendada a vida em apartamento. Deve ser exercitado física e mentalmente. Adora a vida ao ar livre, o Husky gosta de dormir fora de casa. Não é um cão de guarda e é necessário ensiná-lo a viver sozinho ainda muito cedo. Mais do que latir, ele tem a particularidade de uivar, o uivo dos Huskies podem ser ouvidos até 16 km de distância. Esse cão nórdico adapta-se bem ao clima temperado.

Eles têm a capacidade de controlar seu metabolismo para não gastar suas reservas de gordura e não ficarem fadigados. Os cientistas não entendem como conseguem fazer isso.

husky siberiano temperamento

Cuidados

Sua alimentação deve ser controlada principalmente para ele entender que você manda na matilha. Não deixe comida a disposição do seu cão o dia inteiro. Determine os horários de duas refeições diárias nas quantidades recomendadas de 1,5 a 2 xícaras de alimento seco de alta qualidade por dia. Essa quantidade pode variar dependendo da estrutura do seu cão e do quanto ele se exercita.

Verifique se o seu aspirador de pó está em bom estado porque você vai precisar para remover os pelos soltos pela casa inteira se você optar por um Husky Siberiano.

Huskies Siberianos são cães limpos e ele mesmo vai levar algum tempo para limpar-se – do mesmo jeito que um gato faz. Eles normalmente não emitem odor de cachorro e raramente precisam de banhos. A menos, claro, que eles mexam em algo nojento no quintal ou encontrem uma poça de água para pular dentro. Quando der banho, escolha um shampoo de alta qualidade para cães, o ideal é um que mantenha os óleos naturais da pele e pelagem do seu cão.

Seus ouvidos devem ser verificados semanalmente se estão com vermelhidão ou um odor ruim, o que pode indicar uma infecção. Quando você verificar as orelhas do seu cão, limpe-as com uma bola de algodão umedecido com um produto suave e de pH equilibrado. Ouvido limpo para ajudar a prevenir infecções. Não insira nada dentro do canal auditivo; apenas limpar o ouvido externo.

Apare as unhas uma ou duas vezes por mês. As unhas têm vasos sanguíneos, e se você cortar demais pode causar sangramento – e seu cão pode não cooperar na próxima vez. Então, se você não tem experiência em aparar as unhas do cão, peça a um veterinário ou tosador.

Husky siberiano, assim como outros cães de raça, podem sofrer com alguns problemas de saúde. Entre as doenças mais comuns estão as doenças nos olhos, incluindo atrofia progressiva da retina (APR). Outro problema é a displasia no quadril, situação que afeta muito os cães de grande porte.

husky siberiano cuidados

Husky Siberiano Filhotes

Filhotes de husky siberiano precisam de uma atenção maior com relação ao treinamento, que deve ser iniciado desde pequenos e não deve parar quando o animal estiver adulto. É importante estimular este cachorro com execícios físicos e mentais, para que ele não caia no tédio e não desconte a energia em atividades consideradas inapropriadas, como roer objetos.

Com relação a saúde, os filhotes desta raça precisam ser levados para o veterinário para administrar vacinas polivalentes e vermífugos que são remédios obrigatórios nesta fase da vida. A partir do crescimento do animal, o médico vai indicando outros medicamentos necessários.

husky siberiano filhotes

Leia também: Rottweiler Tudo Sobre a Raça

Siga nos no Facebook Fantástico Mundo Animal e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: