Labrador Tudo Sobre a Raça

Thumb Labrador Tudo Sobre a Raça

Origem e história da raça

Nome original    Labrador Retriever

Outros nomes    Retriever do Labrador, Labrador, Lab

País de origem   Canadá, Reino Unido

Características

Peso macho        36-40 kg

Peso fêmea         25-36 kg

Altura macho     57-62 cm na cernelha

Altura fêmea      55-60 cm na cernelha

Pelo  curto

Cor    amarelo, preto, e chocolate

Expectativa de vida     12-13 anos

labrador origem e história da raça

Os primeiros Labradores eram geralmente cães da água que vieram dos Terra-Nova, não dos Labradores. Essa raça não apenas não deu origem ao Labrador como também não foi chamada de Labrador Retriever no começo. Os Terra-Nova do começo de 1800 tinham diferentes tamanhos, sendo o menor deles, “Lesser”, ou “Cão de Saint John”, a primeira encarnação do Labrador. Esses cães, pretos, de tamanho médio e pelo curto, não apenas buscavam caças, mas também peixes, puxando pequenos barcos de pesca nas águas geladas e ajudando os pescadores em todas as tarefas em que precisasse nadar. A raça acabou desaparecendo, em grande parte por causa dos pesados impostos sobre cães. Porém, um grupo de Labradores foi levado à Inglaterra no começo de 1800, e foi a partir desses cães, cruzados com outros Retrievers, que a raça continuou.

Foi também na Inglaterra que a raça ganhou reputação com um extraordinário buscador de caças de montanha. No começo, os criadores davam preferência aos Labs pretos, e sacrificavam os de cores amarela ou chocolate. No começo de 1900, as outras cores começaram a ser aceitas, embora não tanto quanto a cor preta. A raça foi reconhecia pelo English Kennel Club em 1903, e pelo AKC em 1917. Sua popularidade cresceu sem parar. Ele se tornou a raça mais popular da América em 1991 e continua sendo até hoje.

Personalidade e temperamento do Labrador

Personalidade e temperamento do Labrador

Com um temperamento tranquilo, o labrador é um cão para toda a família. Equilibrado, trata-se de um cachorro devotado ao dono. Por esta razão, ele tem a intenção de cuidar e de agradar ao tutor. Além disso, a raça é tolerante e paciente, duas características que facilitam a relação entre este cachorro e as crianças.

Ele pode ser um tranquilo cão dentro de casa, um brincalhão no quintal e um intenso cão do campo, tudo no mesmo dia. Ele tem muita vontade de agradar, adora aprender e se supera em obediência. É uma raça forte, que gosta de nadar e buscar coisas. Ele precisa de desafios diários para se manter ocupado. Um Labrador entediado pode se meter em encrencas, como destruir tudo o que estiver na sua frente.

Este cachorro adora casas com grandes espaços abertos, mas também podendo se acomodar em apartamentos pequenos. No entanto, caso esse animal seja levado para um apê, é necessário que o dono coloque-se a disposição para passear e brincar com o pet em lugares abertos, diminuindo assim o nível alto de energia do cão.

O Labrador não é de latir muito, só late em ocasiões especiais, no geral é um cão silencioso. Portanto, as vocalizações desse peludo podem surgir quando ele quer chamar a atenção do dono ou quando está muito animado.

Detesta ficar sozinho por muito tempo, podendo reagir, inclusive, de forma negativa. Ele adora ficar rodeado da família.

Quem vê o pelo curto acredita que este cachorro não apresenta problemas de queda dos pelos. Contudo, o labrador é uma das raças que mais soltam pelo. Para diminuir esta situação, escovações diárias podem ajudar.

Labrador gosta de aprender coisas novas, por isso é receptivo aos treinamentos por isso deve investir em adestramento desde cedo, principalmente ao que se refere a ensinar o cachorro a não puxar a guia durante o passeio. Uma brincadeira típica que o cão dessa raça gosta é a de buscar brinquedos.

Labradores adoram água – qualquer poça de água, qualquer de tamanho ou maior vai atrair um Labrador, e lama é maravilhosa para eles.

Labrador adora agua e brinquedo

Cuidados específicos

Existem algumas doenças comuns que afetam a saúde de um labrador. Entre elas é importante citar as que são hereditárias, como a catarata e as displasias, que podem ser de cotovelo ou a coxofemoral. No entanto, ainda com relação às displasias, elas podem surgir devido ao exagero de exercícios.

Outro problema de saúde sério é a atrofia progressiva da retina (APR), ficar atento à obesidade que pode surgir porque os labradores são fãs de comida e com a idade avançada os animais podem ficar ainda mais propícios a esse problema.

Labrador Cuidados específicos

Filhotes

Os filhotes de Labrador Retriever se sentem confortáveis ao ar livre, pois possuem espaço e elementos naturais para brincarem. Eles também são desajeitados, pois são pequenas bolinhas de pelo muito entusiasmadas e que fazem muita bagunça caso não sejam adestradas.

Além dos aspectos naturais da raça, os filhotes desta raça precisam de uma atenção especial com relação a saúde. Isto porque, os pequenos cães não possuem o sistema imunológico completo, por isso estão mais suscetíveis a contraírem viroses sérias, como a parvovirose e cinomose. Remédios para combater vermes também são altamente necessários.

labrador filhotes

Leia também: Golden Retriever Tudo Sobre a Raça

Siga nos no Facebook: Fantástico Mundo Animal

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: