Maine Coon O Gato Gigante

Thumb Maine Coon O Gato Gigante

Maine Coon o gato gigante é a maior raça do mundo em termos de tamanho, chama atenção pela a sua beleza, porte e robustez. Chega a pesar 10 kg e é conhecido pela a sua gentileza e docilidade.

Origem

Maine Coon o gato gigante é uma raça de origem nos Estados Unidos. É considerada a raça americana de pelo longo mais antiga, além de ser a maior de todas as raças de gato do mundo.

Nome científico: Felis catus

Comprimento: 1 m (Adulto, do nariz à ponta da cauda)

Origem: Estados Unidos

Classificação superior: Gato

Classificação: Raça

Peso: Macho: 5,9 – 8,2 kg (Adulto) podendo chegar a 11 kg, Feminino: 3,6 – 5,4 kg (Adulto).

Diz a lenda que o surgimento do Maine Coon aconteceu quando um gato cruzou com um guaxinim. Embora este fato seja biologicamente impossível, a lenda impulsionou a popularidade do gato e muitos ainda falam nela. A crença tem a ver principalmente com o rabo do Maine Coon, que é mais peludo e bastante similar ao de um guaxinim.

Lendas à parte, a teoria mais aceita é a de que o Maine Coon tenha surgido a partir da seleção natural de gatos trazidos da Europa para os Estados Unidos. Apenas os mais fortes e robustos prevaleceram em uma região de extremo frio. Foi assim que a raça adquiriu um caráter rústico e uma pelagem grossa, características mantidas até hoje.

Muito depois, na década de 50, a raça Maine Coon o gato gigante foi reconhecida no estado do Maine, e até hoje é uma das mais apreciadas entre os criadores – que fazem de tudo para manter suas características originais. Os traços são fortes e rústicos, com os olhos levemente inclinados – o que lhe dá um ar selvagem.  A pelagem é grossa, com destaque para o rabo, e pode ter diversas cores – esta não é a principal característica da raça.

maine coon origem

Características

De porte grande e pesando em média 10 kg o gato gigante tem seu pelo liso, denso, macio e sedoso, mas a textura pode variar um pouco de acordo com a cor. O pelo é mais curto nos ombros e mais longo na região do estômago. Nas pernas traseiras é mais longo e a cauda é de pelagem longa e bem densa.

Esta é uma raça forte e silvestre. Sua pelagem é semi- brilhante, longa, pesada e resistente à água. O Maine Coon tem uma calda muito longa e espessa. Uma de suas características mais distintas são seus olhos grandes, ovais e expressivos. Membros desta raça são vistos em quase todas as cores e padrões tradicionais. A cor mais comum e padrão é o gato malhado marrom clássico.

Natural dos Estados Unidos, mais especificamente do Maine, de onde veio seu nome, o Maine Coon é um trabalhador, gato de fazenda e caçador de ratos. Infelizmente, como muitas raças, pouco se sabe sobre suas origens, uma das teorias diz que gatos de pelos longos chegaram à costa nordeste do país por volta de 1700. Como os marinheiros realmente utilizavam gatos para controlar a população de ratos, essa é a teoria mais aceita.

maine coon caracteristicas

Temperamento

Conhecidos por seu temperamento gentil, o gato Maine Coon possui inteligência acima da média. É, portanto, considerado um gato fácil de treinar, de fácil adaptação e essencialmente muito amigável.

São fiéis à sua família, cautelosos com estranhos e muito independentes. São brincalhões durante toda a vida, mesmo depois de adultos e seu temperamento faz com que sejam, de maneira geral, muito tranquilos com outros gatos, cachorros e crianças. Amam estar junto do dono, o seguindo como uma sombra, por onde ele for. Este traço de personalidade, não muito comum em gatos, é o que mais encanta os donos de Maine Coon, que acabam criando uma intimidade e um apego profundo com o seu pet.

maine coon temperamento

Cuidados

Você deverá escová-lo no mínimo 3 vezes por semana com uma escova específica para gatos de pelo comprido. Se o fizer durante cinco minutos por dia, melhor ainda. Com isto conseguirá evitar muitos problemas gástricos ao retirar-lhe todos os dias o pelo morto, evitando assim que ele o ingira ao se limpar. Visite o veterinário para a rotina de vacinas. O Maine Coon não tem muitos problemas de saúde, mas o acompanhamento de um veterinário é essencial para a saúde de qualquer animal.

maine coon cuidados

Quanto custa um filhote de Maine Coon o gato gigante?

O gato Maine Coon custa em média de R$ 2.500,00 a R$ 6.000,00.

maine coon filhotes

Leia também:

Mau Hálito em Animais: Pode Ser Doença Periodontal

Alimentos Proibidos Para Os Gatos

Nomes Para Gatos

Siga nos no Facebook Fantástico Mundo Animal e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: