Maltês Saiba Mais Sobre a Raça

Thumb Maltês Saiba Mais Sobre a Raça

Origem

Maltês, também chamado de Bichon maltês, é uma raça canina de pequeno porte oriunda de Malta.

Expectativa de vida: de 12 a 15 anos

Cor: Branco.

Origem: Bacia do Mediterrâneo.

Personalidade: Afetuoso, Brincalhão, Inteligente, Vivaz, Destemido, Dócil, Responsivo, Gentil, Ativo, Fácil de lidar.

Altura: Macho: 21–25 cm, Feminino: 20–23 cm

Peso: Macho: 3–4 kg, Feminino: 3–4 kg

A origem do Maltês vem sem dúvida do Egito antigo, De fato, foi encontrada ali uma estatueta com representação de um Bichon de pelos achatados em um tumulo que data do reinado de Ramasés II. Esse cão também foi descrito pelo geógrafo grego Estrabão.

Criadores ingleses desenvolveram o Maltês como o conhecemos agora. Muitos dos Malteses hoje nos Estados Unidos podem traçar sua herança de volta às importações inglesas. Malteses foram vistos pela primeira vez nos Estados Unidos no final dos ano 1800. Eles foram introduzidos a primeira vez nas exposições do Westminster Kennel Club na década de 1870.

maltes origem

Características 

De tamanho pequeno, corpo alongado. Coberto por uma pelagem branca muito longa. Muito elegante com um distinto e orgulhoso porte da cabeça.

Se pelo é denso, brilhante, lustroso, caindo pesadamente e de uma textura sedosa, muito longa sobre todo o corpo; reto sobre todo seu comprimento, sem sinal de ondulação ou caracol.

Sobre o tronco deve ser mais longo do que a altura da cernelha e cai pesadamente para o solo, como uma capa bem colocada sobre o tronco sem se abrir ou formar flocos ou mechas. Não tem subpelo. Na cabeça, o pelo é muito longo, como também, no focinho onde ele se mistura com o pelo da barba, também no crânio de onde ele cai até misturar com o pelo das orelhas. Na cauda, os pelos caem para trás de um lado do corpo, quer dizer, sobre um dos flancos e sobre as coxas, de um comprimento que atinge os jarretes. A cor pode ser branco puro ou um pálido tom de marfim.

maltes caracteristicas

Temperamento

Há muito tempo é o cachorrinho de colo preferido, e o gentil Maltês se encaixa lindamente nesse papel. Ele também tem um lado selvagem e ama correr e brincar. Apesar do seu ar inocente, ele é corajoso e rabugento, e pode desafiar cães maiores. Ele é um pouco reservado com estranhos. Alguns latem muito.

É um cachorro vigilante, mas às vezes pode ser teimoso e determinado. Por esta razão que os treinamentos devem ser iniciados desde os primeiros meses de vida, aproveitando o melhor momento de aprendizagem do cãozinho.

Assim como o temperamento dessa raça pode surpreender, a personalidade também pode ser motivo de destaque neste animal. Trata-se de um cachorro corajoso, por isso tende a cuidar da família. É adaptável, gentil, brincalhão e afetuoso, sentindo necessidade de interagir por muito tempo com o dono.

maltes temperamento

Cuidados

Uma das raças ideais para morar em apartamento. Além de ser um cachorro gentil e tranquilo, o maltês é de porte pequeno. Desta maneira, não necessita de muito espaço, nem devido ao tamanho e nem pela quantidade de energia, a qual tende a ser pouca.

Por apreciar muito a companhia humana, este cachorro não costuma reagir bem ao ficar sozinho em casa por muito tempo. É ideal que a casa seja bem frequentada, para que o animal não se sinta só durante nenhum horário do dia.

Surpreendentemente, o maltês com toda essa pelagem exuberante não costuma soltar pelo. Segundo o órgão norte-americano de padronização de raça, o derramamento dos pelos ocorre de forma infrequente.

Todas as raças estão predispostas a apresentarem problemas de saúde. No caso do maltês a doença mais comum está relacionada aos cílios virados. Com esta condição, o animal apresenta cílios que arranham o globo ocular e podem causar séria irritação. Nestas situações, é recomendado uma cirurgia corretiva.

Já com relação a estética, esta raça requer cuidados diários. Isto porque a pelagem longa do maltês necessita de escovação todos os dias, uma vez que os pelos têm tendência a embaraçarem com facilidade.

Antes de você pentear ou escovar seu maltês, pulverize o pelo com uma mistura de condicionador diluído com água. Isso ajudará a proteger o pelo de quebra e evitar o acúmulo de estática.

Banhe seu maltês sempre que seu pelo começar a ficar acinzentado. Com os shampoos suaves para pets, você pode banhá-lo semanalmente, se você quiser, sem prejudicar seu pelo.

Antes de dar banho, pentear o pelo para remover todos os emaranhados. Usar um shampoo de branqueamento, seguido por um condicionador para cães com pelos longos. Enxágue bem e, em seguida, enxaguar novamente para certificar-se de que você tenha removido todo o shampoo e condicionador. Use uma toalha para absorver umidade, tanto quanto possível, em seguida, secar o pelo até que esteja completamente seco.

maltes cuidados

Maltês Filhotes

Como regra geral, espere até que seu filhote de cachorro Maltês tenha 8 meses de idade para fazer longas caminhadas com ele, porque seus ossos ainda estão em desenvolvimento. Deixe o seu cachorro brincar no seu próprio ritmo, em seu quintal fechado até que ele seja adulto.

maltes filhotes

Leia também: Shih tzu Tudo Sobre a Raça

Siga nos no Facebook Fantástico Mundo Animal e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: