Pastor Alemão: Saiba Tudo Sobre a Raça

Thumb Pastor Alemão: Saiba Tudo Sobre a Raça

Origem

Em sua origem era utilizado como cão de pastoreio de rebanhos. Atualmente é mais utilizado como cão de guarda e cão policial.

Expectativa de vida: de 9 a 13 anos

Origem: Alemanha

Personalidade: Leal, Inteligente, Obediente, Corajoso, Curioso, Vigilante, Alerta, Confiante

Cores: Preto, Preto e canela, Preto e prata, Vermelho e preto, Sable, Cinzento

Peso: Macho: 30–40 kg, Feminino: 22–32 kg

Altura: Macho: 60–65 cm, Feminino: 55–60 cm

Os antepassados do Pastor Alemão existiam por diferentes zonas da Alemanha há vários séculos, eram cães de morfologias muito diferentes, e que se mostravam de acordo com a região em que se encontravam. No final do século XIX que um oficial de cavalaria prusiano, Von Stephanitz, definiu e desenvolveu o padrão da raça.

Nascia assim o Pastor Alemão que conhecemos hoje. Rapidamente, ele adquiriria grande popularidade. Em 1899, apreciadores da raça fundaram a primeira sociedade do Pastor Alemão, reunindo mais de 30 mil membros em uma centena de clubes. Atualmente o Pastor Alemão é o cachorro mais conhecido e mais presente nas diferentes partes do mundo.

Pastor Alemão ou cão-lobo-da-alsácia é uma raça canina proveniente da Alemanha.

Um dia, em 1899, Von Stephanitz estava visitando uma exposição de cães quando um cão com aparência de lobo chamou sua atenção. Ele imediatamente comprou o cachorro, chamado Hektor Linksrhein. Mais tarde renomeado Horand v Grafeth, seu físico poderoso e inteligência impressionaram tanto von Stephanitz que ele formou uma sociedade – o Verein fur deutsche Schaferhunde – com a finalidade de encontrar uma cadela que não fizesse parte dos descendentes de Horand. Embora ele tivesse a intenção que sua raça trabalhasse como cães de pastoreio, a Alemanha tornou-se cada vez mais industrializada, e Von Stephanitz viu essa necessidade diminuir. Ele estava determinado que sua raça continuaria como um cão de trabalho, e decidiu que o futuro do cão estava no trabalho na polícia e no serviço militar.

Fazendo bom uso de suas conexões militares, Von Stephanitz convenceu o governo alemão a usar a raça. Durante a Primeira Guerra Mundial, o Pastor Alemão serviu como um cão da Cruz Vermelha sendo mensageiro, trabalhando no resgate, protetor, no abastecimento e sentinela.

Até hoje trabalha servindo como cão policial, cão de guerra, cão guia, cão de busca e salvamento, detector de drogas e explosivos, cão de exposição, cão de guarda, animal de estimação e até pastor.

pastor alemao origem

Características

Cara de lobo, pelo duplo e uma capa interna. O pelo de cobertura, extremamente cerrado, é reto, áspero e bem assentado. O pelo é curto na cabeça e sobre a face anterior dos membros. Ele é mais longo e mais abundante no pescoço e forma culotes na parte traseira das coxas.

A cor do pelo pode ser preta, com marcas marrom-acaju ou marrom-amarelada, chegando até cinza-claro, ou ela é preta ou cinza uniforme, com o cinza sombreado, cor de carvão.

pastor alemao caracteristicas

Temperamento

O Pastor Alemão é vivo, atento, obediente e seguro de si. É muito inteligente e tem uma alta capacidade de compreensão – ocupando, inclusive, o terceiro lugar no ranking das raças de cães mais inteligentes em todo o mundo. Não costuma ser medroso, sensível ou brando, mas gosta de receber elogios e carinhos de seu dono. É um cão vigilante e um pouco desconfiado com estranhos.

Tem um olfato invejável, por isso muito usado por policiais, é mais de defesa e pouco de ataque. Se dá muito bem com crianças e idosos, por isso é importante acostumar desde filhote. Muito fácil de ensinar truques de obediência e comandos. Gostam muito de aprender e amam agradar seus donos.

pastor alemao temperamento

Cuidados

O Pastor Alemão precisa de exercícios diários, físicos e mentais. Não gosta de viver em espaços pequenos como apartamentos. Gosta de quintais grandes para se exercitar. Quanto à pelagem precisa ser escovado duas vezes por semana no mínimo. Ele solta pelo o ano todo e em grande quantidade. Precisa ser escovado com frequência para diminuir a quantidade de pelos mortos que podem se espalhar pela casa. Um aspirador de pó pode ser muito útil nesse caso.

Evite casas com escadas pois o Pastor Alemão tem tendência a ter problemas nas articulações.

Principais Preocupações: displasia de quadril Displasia do cotovelo.

Preocupações Menores: panosteitis, vWD, paresia dos membros posteriores, cauda equina, dermatite piotraumática, alergias de pele, neoplasia maligna, pannus, catarata, torção gástrica, fístula perianal, cardiomiopatia.

Vistos Ocasionalmente: insuficiência pancreática.

Dar banho no cão com muita frequência retira do pelo os óleos que o mantêm saudável, por isso, banho apenas se seu cão realmente precisar. O Pastor Alemão tende a ser bastante limpo e inodoro.

As unhas devem ser aparadas uma vez por mês, e os ouvidos verificados uma vez por semana se tem sujeira, vermelhidão, ou um mau odor que pode indicar uma infecção. Limpe o ouvido semanalmente com uma bola de algodão umedecida com um produto suave e de pH equilibrado.

Na parte de alimentação seja cuidadoso em não deixar comida sobrando na vasilha do seu cão. Isso pode resultar em doenças como a obesidade.

pastor alemao cuidados

Pastor Alemão Filhotes

Alguns cuidados devem ser observados quando você for adquirir um filhote de Pastor Alemão. Cerifique-se do tempo em que a mãe foi separada dos filhotes, que deve ser entre 50 e 55 dias de vida. Nesta fase, a mãe tem o papel importantíssimo de iniciar a educação dos filhos. É muito comum ver a mãe repreendendo o filhote com mordidas leves na região do pescoço. A interação entre os filhotes também é bem grande. Lembre-se que o filhote ainda está em desenvolvimento.

Respeite o descanso do filhote, todo filhote precisa dormir bastante tempo. Evite cansar demasiadamente o filhote. Pode demorar alguns dias para que o filhote se acostume com a casa. Enquanto isso, faça com que ele se sinta à vontade, evitando sustos ou brincadeiras violentas.

pastor alemao filhotes

Leia também: Rottweiler Tudo Sobre a Raça

Siga nos no Facebook Fantástico Mundo Animal e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: