Pastor Belga Saiba Tudo Sobre a Raça

Thumb Pastor Belga Saiba Tudo Sobre a Raça

O Pastor Belga é um cão inteligente, ativo, obediente e leal ao seu dono. Foram criados para o trabalho, por isso são observadores prudentes e com grande facilidade para aprender.

Origem

Pastor belga é uma raça de cães com origem na Bélgica, que possui 4 variedades com aparências bastante distintas e que não cruzam entre si. Estas são: Pastor Belga Malinois, Pastor Belga Groenendael, Pastor Belga Tervueren e Pastor Belga Laekenois.

Nome científico: Canis lupus familiaris

Expectativa de vida: de 10 a 14 anos

Origem: Bélgica

Classificação: Raça

Altura: Macho: 61 – 66 cm, Feminino: 56 – 61 cm

Peso: Macho: 25 – 30 kg, Feminino: 20 – 25 kg

O Pastor Belga, Laekenois, Tervuren Belga e Belga Malinois começaram como quatro variações locais de uma raça, que eram conhecidos como pastor belga ou pastor Continental. O cão que herda o nome de Pastor Belga foi originalmente conhecido como a variação Groenendael da raça. Como todos os Pastores Belgas, ele era um cão de fazenda tanto para deslocar o rebanho e como cão de guarda. Esta raça é diferente das outras por causa dos pelos mais longos.

Na Primeira Guerra Mundial, eles continuaram a brilhar como cães sentinelas e mensageiros. Foi nos EUA que ganhou atenção do público e teve bastante popularidade depois da guerra. Em 1959, as três raças pastor belga foram divididos em raças separadas, com o Groenendael, posteriormente conhecidos como o Pastor Belga. Com seu casaco preto brilhante, ele é o mais marcante das raças belgas, juntamente com suas habilidades variadas o que garantiu muitos adeptos dessa raça.

Características e Temperamento

Existem quatro variações do pastor belga, se acontecer de cruzar um casal com o mesmo fenótipo, a ninhada pode ser totalmente ou parcialmente com um fenótipo totalmente diferente ao dos seus pais. As variedades do Pastor Belga são:

Groenendael

Tem a cor preta em todo o seu pelo que é comprido, pode ser que tenha alguma mancha branca em seu peito e pescoço. Gosta muito de espaço para se exercitar e no adestramento aprende muito rápido.

pastor belga groenendael

Laekenois

Tem a cor mais para bege e o seu pelo é encaracolado e áspero, e também pode ter uma mancha branca no pescoço. Na guerra foi usado como cão mensageiro. Por ser muito ativo, gosta mais do campo e se não puder fazer exercícios poderá desenvolver neurose.

pastor belga laekenois

Malinois

O seu pelo tem a cor com variações de marrom e de toque áspero e duro. É também um cão muito ativo que precisa se exercitar. Precisa de muito espaço. Deve ser adestrado desde filhote pois tem a tendência de mastigar sapatos e objetos.

É muito usado na polícia, para pastorar e como um ótimo cão de guarda.

pastor belga malinois

Tervuere

O seu pelo é mais comprido e com um toque suave e a sua cor mais puxada para o bege com uma mancha preta parecendo uma barba de orelha a orelha.

Também é muito ativo, usado para rastrear bombas, drogas e de grande ajuda em catástrofes. Precisa de espaço para se exercitar.

pastor belga tervueren

O Pastor Belga não se adapta em apartamentos, pois precisa gastar a sua energia e fazer exercícios.

Dão-se bem com crianças (não muito pequenas) e idosos desde que acostumados desde filhotes. Por ter um porte grande as brincadeiras com bebes devem acontecer com cautela e supervisão.

Podem latir muito, pois estão sempre alerta, um bom adestramento pode ser útil neste caso.

Cuidados

O Pastor Belga solta muito pelo, por isso deve se escovado com frequência. Evite que ele fique subindo e descendo escadas, pois tem a tendência de ter problemas nas articulações. Podem ser dados banhos semanais.

Pastor Belga Quanto custa?

O preço do pastor pode variar de R$ 1.500,00 a R$ 5.000,00.

Leia também:

Pastor Alemão: Saiba Tudo Sobre a Raça

Rottweiler Tudo Sobre a Raça

Siga nos no Facebook Fantástico Mundo Animal e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: