Rottweiler Tudo Sobre a Raça

Thumb Rottweiler Tudo Sobre a Raça

Rottweiler origem da raça

Rottweiler é uma raça canina desenvolvida na Alemanha. Cão criado por açougueiros da região de Rottweil para o trabalho com o gado, logo tornou-se um eficiente animal de guarda e boiadeiro, além de ser útil na tração.

Expectativa de vida: de 8 a 10 anos

Origem: Alemanha

Personalidade: Obediente, Destemido, Dedicado, Corajoso

Peso: Feminino: 35–48 kg, Macho: 50–60 kg

Altura: Feminino: 56–63 cm, Macho: 61–69 cm

Cores: Preto, bronzeado, Mahogany

Para o cinólogo Strebel, esse cão é tipicamente alemão e descende do Boiadeiro da Baviera. Para outros, ele é oriundo dos Mastins introduzidos na Alemanha por invasores romanos. Na idade média ele era muito difundido nos cantões suíços de Argóvia e de Schaffhouse, assim como na região de Rottweil, no sul do Wurtemberg.

A cidade de Rottweil era então um centro muito frequentado por mercadores de gado, que confiaram ao Rottweiler, cão poderoso e corajoso, a tarefa de vigiar ao mesmo tempo os rebanhos e a vida deles, já que muitas vezes transportavam grandes quantias de dinheiro, transformando-se assim em alvos perfeitos para os bandidos. A cidade abrigava também uma importante corporação de açougueiros. Estes adotaram o Rottweiler, então apelidado “cão açougueiro”.

Durante a Primeira e Segunda Guerras Mundiais, ele ganhou novamente atenção e trabalhou para as Forças Armadas alemãs. Em 1966, a raça foi definitivamente fixada e reconhecida.

Hoje, o Rottweiler está no 11º lugar entre as raças registadas pelo American Kennel Club. Em 1990, eles ocupavam o 2º lugar das raças mais famosas na AKC.

rottweiler origem

Características

Sua aparência é uma das mais reconhecidas do mundo canino. Com um corpo musculoso, grande cabeça e cor de pelagem preta com marcas fogo, sua vontade de proteger sua família e sua força física não devem ser subestimadas. Por causa disso, ele não é indicado para tutores de primeira viagem, e sim para os que irão se dedicar e fazer um compromisso com o cão.

O pelo dessa raça, por ser curto e brilhante, não exige muita manutenção. É importante, no entanto, que sejam feitas escovações regulares para remover o excesso dos pelos mortos.

rottweiler caracteristicas

Temperamento

Ao contrário do que muitos pensam, o Rottweiler é um cão que possui uma boa índole, é calmo, dócil e muito dedicado ao seu dono. O comportamento perigoso de alguns cães dessa raça, assim como de todas as outras, é resultado de posse irresponsável, abuso, negligência, ou falta de socialização durante sua fase de crescimento, não sendo de forma alguma uma característica da raça.

Um cão robusto, com um forte instinto protetor, o Rottweiler é particularmente resistente. Versátil, ele pode ser tanto um gigante gentil e maleável quanto um guarda intrépido e feroz. O Rottweiler é muito leal e um membro da família, que precisa de um trabalho e atividade para ser verdadeiramente feliz. Eles são indivíduos com personalidades que vão desde o sério e reservado ao amoroso. O Rottweiler tem a tendência de ser mais calmo, alerta,  extremamente leal e um companheiro maravilhoso.

O cão dessa raça, normalmente demonstra em um primeiro momento muita coragem e espontaneidade, e possui um olhar tranquilo e suave, denotando sua fidelidade. Em 9° lugar no ranking de inteligência canina, o cão não é amigável com estranhos, pessoas para quem ele não foi apresentado adequadamente, e pode ser agressivo apenas em caso de invasão de território ou nos casos já citados – assim como quaisquer outros cães.

Apesar de seu tamanho e de sua força, é um cão que adora crianças e muito brincalhão. Além disso, é um excelente cão de guarda e protetor de sua família humana. É conhecido por ser um cão bastante equilibrado, mas para que seja um bom cão, é preciso que seja habituado desde pequeno à presença de outros cães, assim como de crianças. Essa raça não lida bem com confinamento e com a solidão.

São flexíveis e têm muita estabilidade emocional, embora possam reagir muito bruscamente se não forem convenientemente socializados desde filhotes. Por isso, nessa raça o adestramento em obediência básica é mais uma necessidade, do que um capricho.

O Rottweiler é bem receptivo ao adestramento e o treinamento deve começar desde a mais tenra idade, principalmente focando na socialização com crianças, estranhos e outros animais. Utilizando reforço positivo, os tutores devem ser firmes, mas nunca com brutalidade. Ele deve ser ensinado a dominar sua força. Como todos os cães, se estiver entediado, seja físico ou mentalmente, ele poderá desenvolver comportamentos destrutivos. Seja justo e firme com seu Rottweiler, que ele te retribuirá com amor e respeito.

Rottweilers são territorialistas e não vão permitir que estranhos entrem em sua propriedade ou em sua casa, a não ser que os tutores estejam presentes e acolham a pessoa. Alguns não vão deixar entrar até mesmo pessoas que conhecem na casa se o proprietário não estiver lá, o que pode ser um problema. Não é de se surpreender que ele seja um excelente cão policial, ótimo no pastoreio, cão de serviço e terapia e um competidor em obediência. Resumindo, ele pode fazer qualquer tarefa que aparecer em sua frente.

rottweiler temperamento

Cuidados

O Rottweiler precisar se exercitar diariamente e trabalhar não só o seu físico, mas também o mental. Longas caminhadas são ideais para esse cão naturalmente trabalhador, assim como jogos e esportes caninos. Como ele tem uma tendência a engordar, a quantidade de comida deve ser regrada.

Com sua pelagem dupla, eles normalmente soltam pelo moderadamente durante o ano. Uma ou duas escovações por semana são suficientes para manter o pelo e pele saudáveis. Entretanto, durante a primavera e o outono, quando eles soltam ainda mais pelo, é recomendado que a escovação seja feita diariamente.

O banho não pode ser dado com muita freqüência, pois pode remover a oleosidade natural da pele, causando problemas dermatológicos sérios. Nessa raça, o banho a seco é muito usado exatamente por isso.Dê banho pelo menos 1 vez por mês ou apenas quando ele ficar sujo. Utilize apenas shampoos aprovados por médicos veterinários. Limpe as orelhas, conforme necessário com uma solução recomendada por seu veterinário. Não use cotonetes dentro do ouvido; eles podem empurrar ainda mais para dentro o conteúdo. Limpe a orelha com uma bola umedecida de algodão.

Corte as unhas regularmente, geralmente a cada duas semanas. Eles nunca devem ser tão longas ao ponto de fazerem barulho no chão. A escovação dental deve ser feita diariamente com pastas especiais para cães, para garantir uma saúde bucal em dia.

rottweiler cuidados

Exercícios

É importante que, para essa raça, exista um grande quintal para que se exercite. Esse não é, definitivamente, um cão para apartamento, uma vez que são muito ativos e precisam de exercício fora de casa e, de preferência, sem coleiras. O cão dessa raça adora passear, tendo a necessidade de duas horas de exercícios por dia. Isso é muito importante para mantê-lo feliz, equilibrado e dócil.

O Rottweiler é, em geral, um cão muito saudável, mas essa raça tem propensão à displasia de quadril e também à obesidade, se não for exercitado regularmente.  Predisposição à Doenças: Artrose no ombro, displasia coxofemural, alterações cardíacas, endócrinas, oftálmicas, dermatológicas e falência hepática.

rottweiler exercicios

Filhotes

Os Rottweilers são cães inteligentes e adestráveis, importante começar o treinamento desde o primeiro dia que chegam a sua casa. A hierarquia e senso e respeito aos comandos deve ser levada a sério. A socialização com crianças, outros cães e animais e estranhos deve ser levada a sério, devido ao seu espírito protetor. Levá-los a uma Day Care,ou locais com movimentação de pessoas , animais e crianças, quando já estiverem em uma idade apropriada e protegidos com vacinas, é importante para acostumá-los a outros ambientes e pessoas. São cães ativos, que devem estar com os exercícios em dia, mas a intensidade deve respeitar o corpo do animal em casa estágio que ele estiver.

rottweiler filhotes

Leia também: Golden Retriever Tudo Sobre a Raça

Siga nos no Facebook Fantástico Mundo Animal e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: