Saiba Como Reproduzir a Calopsita

Thumb Saiba Como Reproduzir a Calopsita

Para reproduzir a calopsita devemos saber que o casal é monogâmico

Para reproduzir a calopsita, uma vez formado o casal dificilmente eles se separam ou trocam de casal. Apenas aceitam a troca se o parceiro morrer ou ficar separado bem longe ao ponto de não se ouvirem. Serão companheiros para o resto da vida.

Qual seria a melhor idade para reproduzir a calopsita?

A melhor idade para reproduzir a calopsita é após completar um ano de idade. Alguns criadores recomendam que esse tempo seja após 18 meses para as fêmeas para evitar problemas com a postura dos ovos.

O casal irá fazer todo o trabalho de preparar o ninho, acasalamento, choca, cuidado com os filhotes. Depois que nascem os filhotes você deverá deixar o casal na gaiola, pois ambos são responsáveis na criação.

Qual gaiola e ninho são ideais?

qual gaiola e ninho são ideias

O tamanho da gaiola ideal seria algo em torno de 1,00m x 0,50cm x 0,50cm. O ninho para calopsitas deve ser bem espaçoso, imagine que você terá que acomodar uma família inteira, a mãe, pai e de três a seis filhotes, se o ninho for pequeno os filhotes poderão morrer esmagados ou sufocados.  Um tamanho ideal para um ninho de calopsitas seria algo em torno de 0,35 cm x 0,20 cm x0,20 cm.

As calopsitas botam os ovos dia sim dia não e após 20 a 23 dias os filhotes começam a nascer. Após dois meses os filhotes começam a sair do ninho.

O que fazer se não nascer filhotes?

Alguns motivos provocam esta reação. Algumas calopsitas são tão mansas que ao escutar a sua voz elas saem do ninho e não chocam os ovos direito, outro motivo seria um dos pássaros ser muito jovem ou muito velho ou pode ser que você tenha duas fêmeas. A falta de vitaminas também pode ser um problema, compre vitaminas e coloque na água.

O que faço quando os filhotes de calopsitas nascerem?

Quando essas fofuras nascerem deixe disponível uma boa alimentação para os pais. Além das sementes deixe verduras (escuras), frutas e legumes, como couve, cenoura, jiló, pepino e maçã.
Em um pet shop, compre uma boa farinha a base de ovos para calopsitas ou papinhas para psitacídeos, os pais irão precisar para alimentar os filhotes.

Espero ter ajudado, boa sorte com essas fofuras !

Para saber mais sobre calopsita: Aprenda Como Amansar a Calopsita

Siga nos no Facebook Fantástico Mundo Animal

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: