Shih tzu: Tudo Sobre a Raça

Thumb Shih tzu:  Tudo Sobre a Raça

Origem

Shih Tzu é uma pequena raça de cães de companhia e pouca atividade originária do Tibete. Seu peso varia entre 4.5–8.6 kg quando adultos, e geralmente sua pelagem possuí múltiplas cores.

Expectativa de vida: de 10 a 16 anos

Personalidade: Afetuoso, Leal, Brincalhão, Inteligente, Vivaz, MAIS

Cores: Preto, Branco, Tigrado, Fígado, Azul, Fígado e Branco, Preto e branco, Castanho-claro, Castanho escuro, Dourado

Altura: Feminino: 20 – 28 cm (Adulto, até à cernelha), Macho: 20 – 28 cm (Adulto, até à cernelha)

Origem: China, Tibete

Peso: Feminino: 4 – 7,2 kg (Adulto), Macho: 4 – 7,2 kg (Adulto)

O nome “Shih Tzu” significa “cão leão” e é uma das raças mais apreciadas na China por causa da sua associação com o budismo. Embora o Shih Tzu seja mais comumente associado à China, ele foi provavelmente originado no Tibet no século 17, quando era tido como um “cão sagrado”. O Shih Tzu que conhecemos hoje, se desenvolveu na China durante o reinado da Imperatriz Cixi (Tzu-shi, 1861-1908). O Shih Tzu e o Pequinês compartilham de histórias parecidas, entretanto, conseguimos diferenciar o Shih Tzu na arte chinesa porque ele tem um topete na cabeça.

Há muitos mitos envolvendo o Shih Tzu. Ele já foi apontado como a encarnação de deuses arteiros, assim como responsável por carregar as almas de lamas que ainda não tinham atingido o nirvana.

Os lamas presentearam cães da raça para imperadores e governantes chineses. Também deram o nome de Chrysanthemum canino. No século XVI, ele era oferecido a todo visitante chinês importante. Ele chegou a dividir a atenção e favoritismo da corte imperial com o Pequinês.

O Shih Tzu foi o animal de estimação preferido durante a dinastia Ming e foi altamente valorizado pela família real. Quando os ingleses saquearam o Palácio Imperial, a maioria dos cães foram perdidos, e a raça sofreu um grande revés. O Shih Tzu foi exibido pela primeira vez na China como o Lhasa ou Poodle tibetano. Em 1935, ele foi exibido como o cão leão Lhasa; Por esse tempo, ele foi se tornando muito popular. Um estado de confusão semelhante existia na Inglaterra, onde o Lhasa Apso e o Shih Tzu foram agrupados como o Apso (que significa desgrenhado).

Em 1934, logo após a Lhasa ser exibido pela primeira vez, foi dividido em duas raças separadas, com os de focinho achatado se chamando Shih Tzu, o seu nome chinês coloquial. Em 1952, uma única cruza com Pequinês foi autorizada para melhorar certos pontos, mas nunca foram novamente autorizadas essas cruzas. Nos Estados Unidos, a raça começou a tornar-se extremamente popular na década de 1960, levando ao reconhecimento AKC em 1969. Sua popularidade tem continuado a crescer e hoje o Shih Tzu é um dos cães mais populares do Brasil.

shih tzu origem

Características

O Shih Tzu é um cão pequeno que pode ser de praticamente qualquer cor. Os mais desejáveis são os que tem a testa e a ponta da cauda brancas. Seu pelo é longo no topo e denso embaixo. Quando o cão é adulto, o subpelo deixa o pelo de cima com uma aparência glamurosa. Sua cabeça e sua cauda são empinadas, o que dá um ar de confiança à raça. O corpo é compacto e levemente comprido. Tem uma boa estrutura corporal por baixo dos pelos sedosos. Os Shi Tzus tem os olhos grandes, arredondados e com a expressão de confiança e amizade. As orelhas são cobertas por um cabelo liso que se extende até suas pernas dianteiras. Normalmente seus dentes de baixo são mais proeminentes que os dentes de cima.

Sua cauda é longa, empinada e curvada pra cima. O pelo do Shih Tzu quase não cai, então essa raça é uma ótima escolha para quem é alérgico (rinite e afins). São aceitas várias cores: Shih tzu preto, Shih tzu vermelho, Shih tzu dourado, Shih tzu tigrado, Shih tzu chocolate (Shih tzu fígado), Shih tzu cinza (Shih tzu prata), Shih tzu tricolor, todas essas combinadas com branco ou não.

Todas essas cores podem se apresentar de forma sólida (o cachorro é todo de uma cor só), podendo ter uma pequena mancha branca no peito e na ponta das patinhas.

Os Shih tzus parti colores são quando eles tem duas ou mais cores combinadas com o branco. Quando o cão tem uma faixa branca forte na testa e na ponta da cauda ele é mais valorizado em exposições.

A cor da pelagem do Shih Tzu vai clareando com a idade. Normalmente nascem bem escuros.

Todos os filhotes nascem com o nariz rosa (trufa despigmentada) e as rimas dos olhos também despigmentadas, mas devem estar pigmentado até 60 dias de idade.

Um Shih Tzu nunca pode ter olhos claros (amarelo, azul ou verde), isso pode significar tendência ao albinismo que causa a surdez. Fuja de criadores que anunciam filhotes com olhos claros e cores diferentes de pelagem como se fosse algo raro, na verdade esses cães nasceram com um defeito genético e deveriam ser castrados e doados, jamais vendidos e muito menos vendidos por um valor mais caro.

shih tzu caracteristicas

Temperamento 

Shih Tzus são alegres e extrovertidos. Eles são bons cães de colo e ótima companhia para brincar também. Eles estão sempre animados. São apegados à família e ótimos com crianças. Eles são bem teimosos e podem ser difíceis de educar.

Ele não é um cão de caça, não é um cão de guarda, e não espere que ele vá ser um exímio esportista ou atleta. Esse pequeno cão tem um propósito muito nobre: aproveitar a vida, ser amado e retribuir esse sentimento, sempre pronto para receber carinho. Definitivamente ele é um perfeito cão de interior e de colo.

É um animal afetuoso, principalmente com as pessoas da família. Mas com estranhos pode apresentar um comportamento reservado e desconfiado.

Esse cão é silencioso, mas por estar sempre em alerta o shih tzu acaba latindo para visitas estranhas. Contudo, esta não é uma característica negativa desse animal, só precisa ser melhor trabalhada com o auxílio de algum treinamento. Em outras palavras, é um cachorro que late só quando necessário.

O dono não deve deixar o shih tzu ficar sozinho em casa por muito tempo, uma vez que esse animal é muito afetuoso e ligado à família. Neste sentido, a ausência das pessoas que ele ama pode prejudicar no crescimento saudável desse pet.

shih tzu temperamento

Shih tzu Cuidados 

Os cuidados que se deve ter é com relação a pelagem deste animal. Se ficar decidido que não vai haver tosas completas, são necessárias escovações demoradas para eliminar qualquer tipo de nó. Amarrar os pelos do topo da cabeça também é necessário.

Mesmo não sendo um cão atlético, o responsável precisa oferecer passeios em parques para que o animal explore os ambientes através do faro. As caminhadas devem ser diárias.

Shih Tzus são cães braquicefálicos (focinho achatado), o que significa que podem ter problemas respiratórios de moderados a graves. Desde roncos e espirros até apnéia e infecções. Eles também podem ter infecções de ouvido, se não forem limpos corretamente. Eles também tem tendência à obesidade e é importante cuidar dos seus dentes para evitar problemas periodontais. Os Shih Tzus também tem tendência à Coprofagia (comer cocô).

É muito importante manter seus olhos bem limpos e você pode usar um lenço umedecido para limpar essa região. Não deixe de secar bem depois para evitar fungos. Faça rabinhos no topo da cabeça para evitar que os pelos caiam nos olhos .Como eles tem pouco focinho, cuidado quando for passear na rua com ele, para que espinhos não entrem em seus olhos. Além disso, cuidado com quinas e outros móveis na sua casa.

shih tzu cuidados

Leia também: Golden Retriever Tudo Sobre a Raça

Siga nos no Facebook Fantástico Mundo Animal e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: