Sphynx o Gato Pelado: Tudo Sobre a Raça

Thumb Sphynx o Gato Pelado: Tudo Sobre a Raça

Origem: Sphynx o Gato Pelado

Sphynx o gato pelado canadense, é uma raça de gatos originária do Canadá, e que é conhecida por não possuir pelos. O gene responsável pela sua nudez é a alopecia hereditária e é recessivo. Wikipédia

Nome científico: Felis catus

Origem: Toronto

Classificação superior: Gato

Classificação: Raça

A raça Sphynx o gato pelado surgiu em Ontário, Canadá, por volta de 1966, quando uma gata de pelagem preta e branca deu à luz a um filhote sem pelos. O proprietário desse gato nu lhe deu o nome de Prune (ameixa seca) por causa de sua pele sem pelagem e enrugada. Prune foi então cruzado com outros gatos na tentativa de obter mais desses exemplares sem pelo, como essa característica ocorre devido a um gene recessivo alguns dos filhotes obtidos tinha pelos e outros não.

Inicialmente a raça recebe o nome de Canadian Hairless Cat, no entanto algumas pessoas já se referiam a raça pelo termo Sphynx o gato pelado por causa de sua semelhança com uma antiga escultura egípcia que levava esse mesmo nome. A TICA reconhece a raça há mais de vinte anos e atualmente existem milhares de Sphynx registrados no mundo.

Foram chamados em um primeiro momento de “Moon’s Cats” (Gatos da Lua), depois ganharam o nome de “Canadian naked” (canadense nu), e por último foi batizado com o nome que leva até hoje, Sphynx.

sphynx origem

Características

O Sphynx o gato pelado é muito diferente do que vimos em relação aos felinos, quando vistos pela primeira vez até pode assustar, pois possui uma pele sem pelo, mas não totalmente sem pelos, mais parece uma camurça. Tem músculos definidos, ossos fortes, cabeça triangular, focinho curto, olhos grandes e orelhas grandes e afastadas. Sua pele é rugada, e com variadas cores.

sphynx caracteristicas

Temperamento

Muito apegado ao dono, afetuoso, calmo, adora se mostrar para os estranhos, se dá bem com crianças e idosos. Por ser muito ativo, amam brincar. Não são agressivos. Podem ser um pouco desajeitados por causa da falta de bigodes. Os bigodes ajudam os gatos a terem percepção de espaços, como sensores. O Sphynx, portanto, pode ser um pouco desajeitado e desequilibrado, o que lhe confere um charme todo especial.

Adora ser mimado, não gosta de ficar sozinho. Se adapta facilmente a rotina da casa. Ele é tão afetuoso que fica o tempo todo colado em seu dono, demonstrando e pedindo carinho. Adora um colo e faz manha quando fica sozinho.

sphynx temperamento

Cuidados

O gato Sphynx é um gato muito saudável, com poucos problemas de saúde, mas como é um gato sem pelos devemos tomar cuidado com o frio, correntes de ar e calor excessivo. Se adapta fácil com roupinhas, ele adora dormir quentinho com o dono. É um gato para ficar dentro de casa, se adapta facilmente em apartamentos.

Quanto ao banho também ter cautela, sempre deve ser limpo com lencinhos umedecidos. Banho uma a duas vezes por mês. Cuidado com os banhos de sol que podem queimar a pele do gatinho.

No inverno é aconselhável dar uma ração mais energética para manter o calor corporal, consulte o veterinário para informações.

sphynx cuidados

Leia também: Nomes Para Gatos

Siga nos no Facebook Fantástico Mundo Animal e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: