Yorkshire Terrier: Tudo Sobre a Raça

Thumb Yorkshire Terrier: Tudo Sobre a Raça

Origem

Yorkshire Terrier, também chamada york e yorkie, é uma raça canina de pequeno porte do grupo dos terriers, originária do condado de Yorkshire na Inglaterra.

Nome científico: Canis lupus familiaris

Expectativa de vida: de 13 a 16 anos

Altura: Macho: 17 cm (Adulto)

Origem: Inglaterra

Personalidade: Corajoso, Inteligente, Confiante, Independente.

Cores: Preto e canela, Azul e Bronze, Preto e Dourado, Azul aço e dourado.

O surgimento do Yorkshire Terrier está associado à conjuntura econômica. Operários da indústria de lanifício que viviam às margens do rio Clyde, na Escócia, utilizavam na caça um pequeno Terrier que levaria o nome do distrito de Clydesdale.

No início do século XIX, quando eles partiram da Escócia para se instalar em York, Manchester e Leeds, levaram consigo seus cachorros.

Naquela época, apesar de reprimida, a caça furtiva era uma atividade comum, e os pequenos Terriers eram bastante úteis para desentocar coelhos e facilitar sua captura. O pelo desses cães permitia boa apanha, para o caso de uma retirada de emergência.

Para melhorar o comprimento da pelagem, sem dúvida, foram feitos cruzamentos com Bichons Malteses, introduzidos na Inglaterra por marinheiros. Seu ar destemido vem dos seus descendentes, os extintos Clydesdale Terrier e o Terrier Preto e Castanho.

O cachorro que foi considerado a fundação do Yorkie moderno, o Huddersfield Ben, nasceu em 1865. Naquela época, Yorkies eram conhecidos comos Broken Haired Scotch Terriers ou Toy Terriers. Só em 1870 ganharam o nome de Yorkshire Terrier, em homenagem a região onde foram primeiramente criados.

Por causa de sua origem na classe operária da Inglaterra, eles eram alvo de preconceito para a sociedade mais abastada.

Porém, mesmo os mais esnobes não conseguiram negar a beleza dessa raça, que rapidamente se tornou queridinha pelas socialites, assim como competidor em Dog Shows.

yorkshire terrier origem

Características

Esse Terrier miniatura é envolto em uma suntuosa pelagem, dividida por uma risca no meio, como se fosse uma peruca.

No tronco, é moderadamente comprido, perfeitamente reto (não ondulado), brilhante; de textura fina e sedosa, nunca lanoso; nunca deve dificultar o movimento.

Pende longo na cabeça, de cor castanho dourado abundante, com a cor mais intensa nas laterais da cabeça, na base das orelhas e no focinho, onde ele deve ser bem longo. A cor castanho da cabeça não deve se estender até o pescoço, nem deve haver qualquer mescla de pelos escuros ou fuligem na cor castanho em qualquer parte do corpo.

Azul aço escuro (não azul prateado), estendendo-se do occipital à raiz da cauda, jamais mesclado de pelos fulvos, bronze ou escuros. No peito, a pelagem é de um castanho abundante e brilhante. Todos os pelos de cor castanho são mais escuros na raiz que no meio, ficando ainda mais claros nas pontas.

yorkshire terrier caracteristicas

Temperamento 

De temperamento meigo, afetuoso, particularmente inteligente e sociável, o Terrier de Yorkshire, que tem muita presença, é o tipo de cachorro que se pode levar a toda parte. Sociável com seus congêneres, fiel e muito apegado ao tutor, ele é desconfiado com estranhos e vai adorar aproveitar essa oportunidade para latir e avisar sua família.

O Yorkshire Terrier adora uma aventura e uma encrenca. Ele está sempre ocupado, tem a personalidade forte, é teimoso e pode ser agressivo com cães estranhos e outros animais pequenos. Embora alguns tendam a latir muito, pode ser facilmente educado para não latir tanto.

Eles se adaptam bem à família e provavelmente seguirão o temperamento da casa. Se for uma casa calma, serão cachorros calmos. Uma casa agitada vai gerar um Yorkshire agitado também.

O Yorkshire também são ótimos cães para terapia. Embora provavelmente você não vai ter um para isso, é legal saber como seu cachorro é esperto e nunca subestimar as coisas de que ele é capaz.

Essa raça é muito dócil e ótima para crianças, pois aceitam brincadeiras e não se irritam com facilidade.

yorkshire terrier temperamento

Cuidados

De banhos duas vezes por mês. Escovação dos pelos devem ser feitas pelo menos duas vezes por semanas, para evitar nós.

Eles adoram caminhadas na coleira e a chance de explorar uma área segura. Por terem um passado caçador e trabalhador, não permitir que esses cães possam explorar e esperar que eles fiquem presos em um apartamento vai contra o bem estar desse animal tão livre.

Com certeza absoluta não é o tipo de cachorro que pode viver fora de casa e precisa de um lugar seguro e confortável para chamar de seu.

Ele não aceita bem temperaturas nem muito quentes nem muito frias. É um ótimo nadador, mas devemos ter cautela e ter supervisão é essencial para evitar qualquer incidente.

Tem tendência a ter problemas de pele e problemas com os dentes e gengiva. O Yorkie tem um sistema digestivo delicado.

yorkshire terrier cuidados
Yorkshire Terrier Filhotes

Os filhotes da raça Yorkshire Terrier nascem com a pelagem preta, para depois desenvolver sua pelagem original.

yorkshire terrier filhotes

Leia também: Maltês Saiba Mais Sobre a Raça

Siga nos no Facebook Fantástico Mundo Animal e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: